1 – Mantenha A Residência Bem Iluminada
Manter a residência bem iluminada afasta a intenção dos invasores, já que dificultam o êxito das suas ações.
Por exemplo, a instalação de luzes fortes na entrada aumenta a visibilidade, impedindo que pessoas mal-intencionadas se aproximem. Da mesma forma, lugares escuros e com menores chances de serem notados atraem a ação dos criminosos.
2 – Instale Alarmes, Sensores E Travas De Segurança Reforçadas
A instalação de alarmes é um dos recursos mais eficazes entre as dicas de segurança residencial. Isso porque, ao sinal de movimento suspeito, o equipamento dispara e alerta tanto os moradores quanto a vizinhança.
Os sensores de presença são excelentes para o acendimento das luzes, ou para ligar um rádio ou uma televisão, levando a entender que há alguém dentro da residência, e consequentemente afastando o indivíduo que esteja mal-intencionado.
Já as travas de segurança são ideais para o reforço da segurança em portões e portas, dificultando a tentativa de invasão. Estes equipamentos podem ser instalados em diferentes ambientes, como nos jardins e sacadas. Também na porta dos fundos e janelas, além de corredores e escadas.
3 – Tenha Cuidado Com O Que Você Publica Nas Redes Sociais
Entre as dicas de segurança residencial não poderia faltar a atenção com aquilo publicado nas redes sociais.
Muitas vezes, os criminosos pesquisam as vulnerabilidades de uma residência a partir dos conteúdos que o próprio morador disponibiliza em suas redes sociais, e assim usam os dados contra o autor das postagens.
Portanto, é bom ter o cuidado de evitar fazer publicações sobre períodos em que a casa estará vazia, como durante viagens ou horários de trabalho, assim como postar endereços pessoais e imagens da vizinhança.
4 – Crie Hábitos E Checklists De Segurança
É importante manter a segurança das residências sempre, com a criação de hábitos e seguindo um checklist antes de sair, mesmo que por poucos minutos.
Por exemplo, é necessário seguir dicas de segurança residencial, entre elas verificar se não há nenhuma movimentação diferente do lado de fora, e conferir se as portas e janelas estão bem fechadas.
Além disso, itens de iluminação e alarme devem estar acionados, seja no exterior da casa, como no jardim, ou internamente.
Também é prudente manter desligados os sistemas de gás e de eletricidade, para evitar acidentes.
5 – Crie Uma Rede De Relacionamento Com Os Vizinhos
Manter uma rede de relacionamento com os vizinhos é uma alternativa simples, mas muito eficaz para compor as dicas de segurança residencial. Por meio de uma parceria com a vizinhança, todos se beneficiam.
Primeiro porque os custos com os serviços de segurança podem ser divididos, reduzindo o gasto para cada morador individualmente. Outra forma que a rede pode contribuir com a segurança de todos se refere às viagens, em que um vizinho de confiança pode cuidar da residência durante a ausência dos moradores, evitando assim a possibilidade de invasão.
6 – Considere Fazer Um Seguro Residencial
O seguro residencial é viável não somente para a cobertura de roubos e invasões, mas também de incidentes que podem ocorrer, como em situações de incêndios, falhas nos sistemas elétricos e hidráulicos, ou em tempestades.
Por isso as dicas de segurança residencial incluem este investimento, já que é um meio de garantir o ressarcimento dos prejuízos sofridos.
7 – Contrate Uma Empresa De Segurança Residencial
Sem dúvida, uma alternativa altamente efetiva para dicas de segurança residencial é a contratação de uma empresa prestadora de serviços. Fale conosco agora mesmo!